Exercício das Listas

08-05-2013 15:16

 

Meu mundo

Dia 1. de Novembro de 1930 vim ao mundo pela Graça de Deus.Minha família: pai, mãe e irmãos fugiam de Botucatu,SP, perseguidos pelos revolucionários

 getulistas.

Após perigosa viagem enfrentando estrada barrenta, sob temporal com raios, eles chegaram a Avaré,SP,na residência de amigos que os receberam carinhosamente.

Minha mãe, após algumas horas de descanso sentiu as dores do parto. Sua amiga, a dona da casa era parteira, ajudou-a muito. Nasci normalmente, sadia e perfeita. Era dia de Todos os Santos.

Passado alguns dias, na Igreja Matriz de Avaré, fui batizada com o nome de Maria de Lourdes. Os padrinhos foram os bons  amigos que acolheram minha família, o casal Campos.   

Passados dois meses meus pais despediram-se dessa maravilhosa família e embarcaram para São Paulo, capital.

Sem moradia, passando inúmeras provações, nós fomos residir na casa de minha avó materna, no bairro da Barra Funda.

Papai era professor emBotucatu, sem emprego devido a revolução, arranjou trabalho na Ford como operário em São Paulo.

Passado algum tempo, após o término da revolução, papai voltou a lecionar.

Muito estudioso, ótimo professor, conseguiu uma vaga na Escola Caetano de Campos, modelo de escola, prédio maravilhoso e ótimo ensino.

Por seus méritos papai ocupou o cargo de Vice Diretor até sua aposentadoria.

Minha irmã, a mais velha, lecionou também nesta escola. Eu também fiz o Jardim da Infancia , primário e ginasial lá. Não fiz o normal, porque meu pai me matriculou, contra minha vontade no Mackenzie, no curso de Secretariado. Chorei muito, pois queria ser Professora.

O tempo passou. Cheguei á “juventude” . Muita alegria, ótimas amizades, viagens maravilhosas, festas, reuniões.

Continuei estudando na União Cultural Brasil Estados Unidos, durante dois anos.

Aos dezenove anos comecei a trabalhar na Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras da USP. Primeiramente na Biblioteca Central, depois no Departamento de Geografia.

Gostei imensamente deste meu primeiro trabalho. Fui tratada com muita consideração, senti deixá-lo.

Em 1957 casei-me, meu esposo era advogado.

Á convite viemos para Rio Claro trabalhar na Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras desta cidade, “Cidade Azul” , como era chamada, pelo seu belíssimo céu azul sem nuvens.

Povo educado e simpático, nos acolheram muito bem. Meus pais também vieram  residir aqui em Rio Claro. Eles gostavam muito de cidade do interior.

Papai e mamãe nos ajudaram demais na criação de nossos três filhos. Deixaram muitas saudades. Eles faleceram em  1977 (meu pai) e em 1980 (minha mãe).

Minha cunhada e meu cunhado (irmãos de meu marido) residiram aqui em Rio Claro. Já são falecidos há alguns anos.

Trabalhei no Funcionalismo Público até 1964. Sai por motivo de doença e para cuidar dos meus filhos e do meu lar. Meu esposo se aposentou na UNESP em 1986.

Entrei na Sociedade Vicentina São Vicente de Paulo em 1967. Fui presidente, secretária e tesoureira da Conferencia Vicentina São José do Cotolengo. Trabalhei com muito amor, me dediquei com carinho aos necessitados.

Sou sócia fundadora da Associação das Senhoras dos Rotarianos de Rio Claro. Ocupei o cargo de Presidente por duas vezes. Faço parte do Conselho Deliberativo, Coordenadora de Patrimonio e Vogal. Nossa lema: “Serviste hoje, a quem! “ “Gabriela Mistral”.

Por sete anos pertenci ao Grupo da Terceira Idade das Faculdades Claretianas. Suas atividades foram encerradas em 2012.  Saudades ...

Hoje faço hidroginástica, yoga e assisto ás aulas de Literatura nas dependências das Faculdades Claretianas com a responsabilidade das Professoras:

Andréia – Hidroginástica

Vania    -  Yoga

Sandra  -  Oficina Literária.

Sou católica praticante. Fiz Cursilho, Encontro de Casais, Retiros Vicentinos.  Pertenci á Equipe de Nossa Senhora.  Pertenço á Comunidade Bom Jesus.

Tenho amor á natureza, gosto de jardinagem, praias, fazendas, bosques, animais domésticos, cães, gatos e pássaros. Visitei inúmeros museus, exposições de pinturas, esculturas. Eu, meu esposo e filhos fizemos inúmeras viagens: Foz do Iguaçu, Argentina, Bahia, Rio de Janeiro, Poços de Caldas, Águas de Lindóia, Serra Negra, Monte Sião, Itanhaém, Suarão, Santos, Atibaia, Campinas, Piracicaba, Paraguai, Curitiba, Cunha, Aparecida do Norte, Salvador .

Hoje com oitenta e dois anos me sinto muito bem, cuido da saúde,  do lar, do esposo. Amo meus tres filhos, meus sete netos, nora, genro, família!

Gosto de ler bons livros. Leio jornais, revistas. Ajudo necessitados. Assisto bons filmes. Curto computadores , Internet e boa música.

Frequento shoppings, Clube de Campo, lojas. Aprecio reuniões familiares, reuniões de amigos, aniversários, Natal, Ano Novo. Gosto ainda de viajar. Fazer excursões.

Que Deus me permita viver com saúde até quando ELE quiser ...